Como empreender no terceiro setor
Terceiro setor é uma terminologia para as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil, diferentes do primeiro setor (público, o Estado) e o Segundo setor (privado, o mercado).
Para empreender no terceiro setor, é necessário que seu projeto consiga se sustentar financeiramente e tenha mecanismos para subsistir e crescer mesmo sem fins lucrativos. Sabendo disso, preparamos 3 breves dicas do que fazer para obter estabilidade nesse ramo e contribuir para a sociedade:
1) Crie um bom estatuto
Para essa etapa extremamente importante do seu projeto, é necessário contar com profissionais capacitados e especialistas no estudo do Direito, que saibam evitar retrabalhos e gastos desnecessários por conta de estatutos mal formulados.
2) Invista em bons profissionais
Mesmo que a sua causa seja boa, se o salário pago aos seus profissionais for abaixo da média do mercado, terá um índice de turnover maior do que o normal. Se um profissional é essencial para seu projeto, é melhor contratá-lo com um salário justo do que contar com um voluntário cuja dedicação possa deixar a desejar.
3) Escolha bem a diretoria
Por fim, é necessário escolher pessoas que agreguem em seu projeto para te auxiliar com conselhos, relacionamentos, tempo ou até mesmo recursos para iniciar. O mundo está cheio de pessoas buscando uma boa causa para contribuir, e se a sua causa for atraente, essas pessoas virão até você, que deve considerar o que cada uma tem a trazer de importante e decidir o que é melhor para o seu projeto.